Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): um assunto que está fortemente na pauta dos profissionais de gestão de pessoas. E para falar sobre as práticas indispensáveis que precisam estar no radar das empresas ao longo do ano, independentemente do seu porte ou segmento, Marcello Porto, Vice-Presidente na LG lugar de gente, conversou com Pablo Gomes, Sócio do Melo Campos Advogados e Head da Área de Direito Digital e Proteção de Dados Pessoais.
Para o nosso entrevistado, o primeiro erro que as empresas cometem e que deve ser evitado urgentemente é acreditar que a lei ficará apenas no papel e não será aplicada, ou que sua empresa não terá nenhum impacto ou sofrerá penalidades. “É importante salientar que foi constituída uma Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e a lei traz diversos órgãos de fiscalização, como o Ministério Público, no âmbito Estadual e Federal, o Ministério do Trabalho, e órgãos de proteção do consumidor, por exemplo. Tudo isso demonstra que haverá um forte controle por parte do poder judiciário”, destaca.
Marcello Porto comenta que para reforçar a importância da lei dentro das empresas, é necessário trabalhar a mudança de mindset das pessoas. “É fundamental priorizar essa conscientização interna por meio de treinamentos e recursos de gamificação, que engaje os times de forma efetiva, pois os colaboradores são responsáveis por contribuir com a Segurança da Informação e garantir a execução da LGPD. E esse trabalho deve ser constante”, explica.
Dê o play e ouça agora o episódio. Compartilhe também com profissionais de gestão de pessoas que possam ter interesse no assunto.
Acesse também outros materiais produzidos pela LG lugar de gente:
• Webinar - LGPD na Gestão de Pessoas: responsabilidades, impactos e exemplos de sucesso
• Ebook: LGPD - O que o RH precisa saber
• Kit LGPD: soluções que combinam treinamento on-line e gamificação